A pandemia da Covid-19 veio alterar a forma como vivemos e como lidamos com o outro. A Medicina tem naturalmente estado no centro do combate ao coronavírus e também ela se tem adaptado e transformado para vencer esta situação.
O economista José Mendes Ribeiro refere que estamos numa espécie de guerra com a Covid-19, que levou à emergência da saúde digital, ‘uma oportunidade fabulosa’, segundo defende.
A chamada telemedicina tem emergido como solução tecnológica para manter a assistência sanitária aos utentes, com a ajuda da capacidade 5G.
José Mendes Ribeiro reconhece que podemos não ser daqueles que melhor planificam, mas que depois temos uma grande capacidade de adaptação e improviso. O especialista dá o exemplo da experiência com a Linha SNS24 e sublinha o momento atual da telemedicina, com oferta de todas as seguradoras nesta área. O que à partida parecia algo muito complexo veio a revelar-se simples e útil, tal como alguns especialistas já vinham a dizer há alguns anos.
O economista considera que o digital é a palavra de ordem para o futuro e recorda que a digitalização está no centro do programa para o desenvolvimento económico da Comissão Europeia. José Mendes Ribeiro salienta o propósito reforçado da nova SPMS– Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e a criação de uma secretaria de Estado com foco na transição digital.