SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Governo da Madeira concluiu processo formal da linha de apoio de 100ME

LUSA
24-04-2020 15:33h

O Conselho do Governo Regional encerrou hoje o processo formal que permite a criação da linha de apoio ao tecido empresarial da região, denominada INVEST RAM COVID-19, na ordem dos 100 milhões de euros, anunciou a presidência do executivo.

Esta foi uma das conclusões da reunião do Conselho do Governo Regional da Madeira de coligação PSD/CDS, anunciadas hoje em comunicado.

O secretário regional da Economia da Madeira, Rui Barreto (CDS-PP), explicou à agência Lusa que “esta linha de 100 ME será suportada pelo Orçamento Regional”.

O governante adiantou que nesta reunião foi também aprovada a minuta do contrato de dotação financeira, no âmbito desta linha, com um Fundo de Contragarantia Mútuo, no valor 16 milhões de euros.

Este montante corresponde “à garantia dada pelo executivo insular para que a linha de apoio seja a fundo perdido ou em empréstimos, dependendo dos condicionalismos da candidatura” do empresário.

O secretário regional salientou que esta é “uma garantia da operação de 80%, criando todas as condições para que a taxa de juro seja zero e diminuir risco dos bancos nos processos contratualizados com as empresas”.

Ainda realçou que as candidaturas ficam dependentes da submissão, por parte da Sociedade Portuguesa de Garantias Mútuas (PSGM), na plataforma informática criada para que os bancos possam “contratualizar com os empresários e comecem a distribuir os apoios”.

“O problema não é já do Governo Regional, nem dos bancos, que estão a instruir os processos e precisam da validação da SPGM para contratualizar e distribuir os apoios”, reforçou.

O secretário regional realçou que “essa plataforma bloqueou três vezes esta semana, devido à avalanche de pedidos de financiamento”, pelo que, “o sistema está em baixo e estão a tentar resolver a situação”.

O responsável perspetivou que este problema “deve ficar resolvido este fim de semana”, mencionando que está a “afetar todas as linhas, não é só a da Madeira”.

Rui Barreto reafirmou que, “do ponto de vista formal, está tudo feito e o problema é da plataforma que se chama Portal Banca, disponibilizada pela SPGM que está inoperacional devido ao afluxo de candidaturas submetidas”.

“Este é um problema que nos ultrapassa estou a pressionar para tentar acelerar o processo”, vincou.

Nesta reunião do Conselho do Governo da Madeira também foi decidido atribuir um apoio financeiro de compensação de perda de rendimento até 1,250 ME aos apanhadores, pescadores e armadores que tenham residência fiscal na Região Autónoma da Madeira.

No documento divulgado, o Governo da Madeira salienta que esta é uma ajuda “excecional e temporária” que tem por objetivo compensar estes profissionais pela “perda de rendimentos, por força das medidas resultantes da pandemia covid-19”, nomeadamente os de Câmara de Lobos, freguesia confinada por uma cerca sanitária até 03 de maio.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 190 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 708 mil doentes foram considerados curados.

Portugal contabiliza 854 mortos associados à covid-19 em 22.797 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 34 mortos (+4,1%) e mais 444 casos de infeção (+2%).

Na Região Autónoma da Madeira, segundo os últimos dados divulgados na quinta-feira pelo Instituto da Administração de Saúde (Iasaúde), não foram reportados novos casos pelo terceiro dia consecutivo, estando registado 85 infetados, 20 curados e 2.424 pessoas testadas.

MAIS NOTÍCIAS