SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Santa Maria da Feira distribui 300 computadores e ainda precisa de mais 600

LUSA
24-04-2020 15:19h

A Câmara de Santa Maria da Feira começa na próxima semana a distribuir 300 computadores com internet por alunos do concelho, mas a autarquia revelou hoje esperar que mais doações ajudem a reunir os 600 que ainda faltam.

O objetivo é garantir aos estudantes desse município do distrito de Aveiro as condições necessárias para que possam aceder às aulas online durante o terceiro período letivo, que continuará a envolver ensino à distância devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia de covid-19.

Todos os computadores a distribuir pela câmara serão "cedidos a título de empréstimo" até ao final do presente trimestre de aulas, com base numa seleção a cargo dos agrupamentos de escolas do concelho - onde a comunidade educativa envolve cerca de 5.000 alunos, dos quais 800 frequentam o ensino universitário e 4.200 se repartem pelo 1.º ao 12.º ano de escolaridade.

"Comprámos 100 computadores, temos outros 150 que nos foram doados por firmas e empresários individuais e ainda estamos a receber mais alguns. Portanto, na próxima semana serão uns 300 que vamos entregar aos agrupamentos de escolas, para serem distribuídos por quem verdadeiramente precisa deles", declara à Lusa o presidente da Câmara Municipal da Feira, Emídio Sousa.

O autarca social-democrata realça, contudo, que "ainda são precisos mais uns 600 computadores para responder a todas as necessidades do concelho, que é muito grande e tem muita gente a estudar", pelo que doações de material informático "continuarão a ser bem-vindas" - até porque, como nota o presidente da Câmara, o compromisso do Governo de que todos os alunos do país terão computador ou tablet "é só para o início do próximo ano letivo".

Nos 100 computadores adquiridos pela autarquia, com os respetivos acessórios e capacidade de tráfego de internet, o Município gastou já o que Emídio Sousa situa em "cerca de 100.000 euros".

Outra medida de apoio à comunidade educativa local é a suspensão dos pagamentos relativos a atividades de enriquecimento curricular e a reavaliação dos valores a cobrar futuramente por essa oferta complementar, sempre mediante solicitação prévia das famílias, para que os preços praticados se ajustem ao real rendimento de que elas auferiram durante o período de confinamento domiciliário motivado pela covid-19.

"A Ação Social também deixará de ser decidida com base na declaração de IRS do ano passado e passará a ser definida de acordo com o rendimento dos últimos três meses, porque, mesmo que 2019 tenha sido um ano muito bom para algumas famílias, nesta fase as mesmas pessoas podem estar sem receber salário e a passar dificuldades", reconhece Emídio Sousa.

No concelho de Santa Maria da Feira, que envolve mais de 139.300 habitantes, a Direção-Geral de Saúde registava ao início da tarde de hoje 356 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2. No mesmo território de 213,4 quilómetros quadrados, a autarquia local já a 09 de abril contabilizava seis óbitos provocados por essa doença.

O novo coronavírus responsável pela presente pandemia de covid-19 foi detetado na China em dezembro de 2019 e já infetou mais de 2,7 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais mais de 200.000 morreram. Ainda nesse universo de doentes, mais de 720.000 foram dados como recuperados.

Em Portugal, onde os primeiros casos confirmados se registaram a 02 de março, o último balanço da DGS indicava 854 óbitos entre 22.797 infeções confirmadas. Desses doentes, 1.068 estão internados em hospitais, 1.228 já recuperaram e os restantes convalescem em casa ou noutras instituições.

A 16 de março, todas as escolas do país foram encerradas. Três dias depois, foi decretado o estado de emergência nacional, que vigora pelo menos até às 23:59 do próximo dia 02 de maio.

MAIS NOTÍCIAS