As obras de construção do novo Centro de Saúde de Ourique, no Alentejo, vão implicar um investimento de 1,8 milhões de euros, já têm financiamento comunitário garantido e deverão começar em 2021, divulgou hoje o município.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Ourique, no distrito de Beja, informou que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) aprovou a candidatura apresentada pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) para obtenção de financiamento comunitário em 85% para a construção do novo centro de saúde.
Com a aprovação da candidatura, a obra de construção do novo equipamento, orçada em 1.865.790 euros, vai ser financiada em 1.585.921,50 euros (85%) por fundos comunitários, sendo os restantes 279.868,50 euros (15%) assegurados pela ULSBA.
Em declarações à Lusa, a presidente do conselho de administração da ULSBA, Conceição Margalha, disse que agora segue-se o lançamento do concurso público para adjudicar a empreitada e estimou que as obras de construção do novo Centro de Saúde de Ourique deverão começar em 2021.
A ULSBA vai lançar o concurso público e depois da adjudicação da empreitada precisará da autorização do Ministério da Saúde para realizar a respetiva despesa e do visto do Tribunal de Contas para a obra poder avançar, explicou.
Por isso, a obra "só deverá começar no próximo ano" e terá de ficar concluída "até ao final de 2022" para poder ser financiada com o apoio comunitário aprovado, vincou Conceição Margalha.
No comunicado, o município referiu que colaborou na elaboração da candidatura do projeto a fundos comunitários e disponibilizou um terreno na vila de Ourique, junto ao quartel dos bombeiros voluntários, para a construção do novo centro de saúde, a cargo da ULSBA.
Em declarações hoje à Lusa, o presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro, mostrou-se "naturalmente satisfeito" com a aprovação do financiamento comunitário para a construção do novo centro de saúde, que considerou "um equipamento de extraordinária importância" para "melhorar as condições de prestação de cuidados de saúde no concelho".
Segundo o autarca, "tem sido um processo longo e difícil e só com muita persistência e muita perseverança será possível conseguir concretizar a construção" do novo Centro de Saúde de Ourique.
"Depois de o município ter obtido da parte do Governo a decisão política em avançar com a obra e de ter disponibilizado um terreno para a construção, de ter sido elaborado o projeto do novo Centro de Saúde de Ourique, de se ter conseguido junto da CCDRA a abertura de um aviso [para candidaturas deste tipo de equipamentos a fundos comunitários] e da respetiva candidatura ter sido elaborada e entregue, agora recebemos a boa notícia da aprovação do financiamento", frisou o autarca.
Segue-se o lançamento do concurso público para adjudicar a empreitada e "passo a passo vamos prosseguindo o trabalho para a concretização de um equipamento de extraordinária importância para a prestação de cuidados de saúde no concelho de Ourique", frisou Marcelo Guerreiro.