Os estabelecimentos escolares e as creches vão permanecer fechados na Polónia até 24 de maio devido à atual pandemia, anunciou hoje o ministro da Educação polaco, acrescentando que os exames finais do ensino secundário terão unicamente a componente escrita.
Os exames finais do ensino secundário na Polónia têm início previsto para 08 de junho.
“Queremos que, devido à situação epidemiológica [relacionada com o novo coronavírus], os exames não incluam a componente oral, portanto só teremos a componente escrita”, indicou Dariusz Piontkowski, em declarações à comunicação social.
Ainda em declarações aos ‘media’, o ministro polaco precisou que os exames finais do ensino primário serão realizados naquele país entre 16 e 18 de junho.
Segundo o governante, estas decisões permitem que o percurso dos estudantes polacos do ensino secundário, bem como dos alunos do ensino superior, possa prosseguir de forma normal.
O governo da Polónia decidiu esta semana flexibilizar e aliviar algumas das medidas de confinamento da população e prevê anunciar em breve outros planos para o levantamento progressivo das medidas de contenção.
Os polacos podem agora passear em parques e florestas, enquanto o número de clientes permitido no interior das lojas também foi aumentado.
O uso de máscaras em locais públicos continua a ser obrigatório.
A Polónia regista, até ao momento, 10.759 casos de infeção pelo novo coronavírus, incluindo 463 vítimas mortais, segundo os dados oficiais.
A nível global, o novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou cerca de 200 mil mortos e infetou mais de 2,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Mais de 720 mil doentes foram considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.
O continente europeu continua a ser o mais afetado pela pandemia da covid-19.