A Mutualista Covilhanense vai avançar com um projeto que interliga diversas áreas de ação com o objetivo de apoiar idosos durante a pandemia e que já conquistou apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, foi hoje anunciado.
Em comunicado enviado à agência Lusa, esta associação mutualista com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco, explica que o projeto deve arrancar em maio e contará com medidas como vídeo consultas médicas, uma linha de contacto direta para apoio psicossocial, cuidados de saúde ao domicílio, bem como a criação de bolsa de voluntariado para auxiliar os idosos em tarefas do dia-a-dia.
Com a denominação, "Cuida com amor - Protege com afeto", o projeto terá um apoio de vinte mil euros financiados no âmbito do programa "Gulbenkian Cuida".
Citado na nota de imprensa, o presidente da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva, salienta que este é "um projeto transversal a toda a instituição", envolvendo valências como o Gabinete de Ação Social, o Centro Clínico, a Farmácia, a Unidade Móvel de Saúde e o Serviço de Apoio Domiciliário.
"Os beneficiários deste amplo projeto serão não só utentes que beneficiam já dos serviços da Mutualista, nomeadamente nas valências de apoio à terceira idade e nas aldeias servidas pela Unidade Móvel, como também a população sénior em geral que precise de auxílio neste momento excecional que vivemos", acrescenta.
Segundo o referido, na bolsa de voluntariado, a ideia é a de captar voluntários que ajudem em tarefas como realizar compras ou pagar contas, reduzindo as saídas dos idosos e a possível exposição ao vírus.
O projeto conta igualmente com uma componente de vídeo consultas da especialidade de Clínica Geral, que serão realizadas a partir do Centro Clínico da Associação.
Já os cuidados de saúde ao domicílio incidirão sobretudo nas áreas da enfermagem e do apoio farmacêutico.
O "Cuida com amor - Protege com afeto" prevê também a continuidade da iniciativa "Farmácia à sua porta", lançada pela Farmácia da Mutualista em março, que consiste na entrega gratuita de medicamentos ao domicílio na cidade da Covilhã, e ainda o reforço de recursos humanos e materiais da associação.
A Mutualista Covilhanense tem atualmente cerca de 3.500 associados e presta serviços a 136 idosos nas suas valências de apoio à terceira idade, dos quais 40 na Estrutura Residencial.