SAÚDE QUE SE VÊ

Codiv-19: Tâmega e Sousa cria aplicação de apoio a saúde mental dos profissionais de saúde

LUSA
24-04-2020 12:48h

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), sediado em Penafiel, desenvolveu uma aplicação móvel para apoiar a saúde mental dos seus profissionais em tempo de pandemia de covid-19, informou hoje fonte hospitalar.

A “MyndPal", assim se designa a aplicação, "integra o plano de intervenção de saúde mental em tempos de pandemia covid-19" e foi desenvolvida pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHTS", em colaboração com o mundo empresarial.

"A ferramenta utiliza escalas de avaliação do ‘burnout', ansiedade e depressão, de preenchimento rápido, com o objetivo de rastrear situações de disfunção emocional e proteger a saúde mental dos profissionais da instituição", lê-se num comunicado enviado à agência Lusa.

Uma vez por semana, procede-se à avaliação, através de questionários anónimos e de resposta voluntária, de sintomas associados à depressão, ansiedade e ‘burnout’.

Os utilizadores que apresentem sintomas relevantes são convidados para o agendamento de uma consulta de especialidade.

A aplicação apresenta informações úteis para promover a saúde mental e evitar o contágio, facilitando "a sinalização dos casos de risco e a comunicação destes com a equipa multidisciplinar criada para prestar apoio na área da saúde mental".

O CHTS compreende os hospitais de Penafiel e Amarante e tem uma área de influência de 12 concelhos do Tâmega e Sousa, representando cerca de 540 mil habitantes.

Portugal contabiliza 820 mortos associados à covid-19 em 22.353 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Das pessoas infetadas, 1.095 estão hospitalizadas, das quais 204 em unidades de cuidados intensivos, e o número de doentes curados aumentou de 1.143 para 1.201.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o decreto presidencial que prolongou a medida até 02 de maio prevê a possibilidade de uma "abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais".

MAIS NOTÍCIAS