SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Viana do Castelo entrega geradores de ozono a forças de socorro e emergência

LUSA
23-04-2020 12:53h

A Câmara de Viana do Castelo informou hoje ter entregado quatro geradores de ozono para descontaminar veículos e equipamentos sociais a outras tantas quatro forças de socorro e emergência, aparelhos "fundamentais" na luta contra a pandemia de covid-19.

Segundo fonte camarária hoje contactada pela agência Lusa, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo já recebeu o primeiro gerador de ozono, sendo que os restantes três são esperados até final do mês para serem entregues, um à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e outros dois ao Centro Hospital do Alto Minho - Cruz Vermelha, núcleos de Viana do Castelo e São Romão do Neiva.

"Estes equipamentos assumem-se como fundamentais na luta contra a pandemia de Covid-19 já que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ozono é o descontaminante mais eficaz para todo o tipo de microrganismos", refere uma nota hoje enviada pela autarquia, que não especifica o valor do investimento nos quatro aparelhos.

No documento, o município esclareceu que "os quatro equipamentos adquiridos, modelo Airthereal MA5000, vão ser utilizados para a descontaminação de veículos de emergência, com particular incidência as ambulâncias e espaços interiores dos quartéis dos Bombeiros e Cruz Vermelha, servindo ainda de apoio às ações de descontaminação de Equipamentos Sociais, nomeadamente lares".

"Com estes equipamentos, os danos produzidos sobre os microrganismos torna-os incapazes de desenvolver imunidade ao ozono, como fazem perante outros compostos. O ozono, por ser um gás que tem a capacidade de penetrar e de ocupar todo o espaço de difícil acesso, representa uma grande vantagem sobre outros tipos de descontaminantes", sustenta a nota.

O gerador de ozono "capta o oxigénio e transfere o mesmo para a placa de plasma frio, que converte o oxigénio em ozono, procedendo à descontaminação de microorganismos e a eliminação de odores, operando ainda como um purificador de ar.

"Na União Europeia, o Regulamento para Produtos Biocidas considera o ozono como biocida para distintos usos, dentro do grupo dos descontaminantes. Está classificado e indicado para desinfeção, entre outros de superfícies, materiais, equipamentos, sistemas de ar condicionado, paredes, pisos de locais públicos e privados, bem como à desinfeção do ar", esclarece a Câmara.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 181 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Em Portugal, morreram 785 pessoas das 21.982 registadas como infetadas, de acordo com o boletim de quarta-feira da Direção-Geral da Saúde. Segundo o mesmo boletim, em Viana do Castelo foram registados 134 casos positivos desde o início da pandemia.

MAIS NOTÍCIAS