SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Viana do Castelo propõe reforço de 250 mil euros para mitigar impacto socioeconómico

LUSA
22-04-2020 18:09h

A maioria socialista na Câmara de Viana do Castelo vai propor na reunião camarária de quinta-feira um reforço orçamental de 250 mil euros para medidas de prevenção e mitigação do impacto socioeconómico motivado pela pandemia de covid-19.

Em comunicado, a autarquia explicou que aquele montante vem reforçar a verba de 500 mil euros, aprovada na sessão camarária de 23 de março, destinada às áreas da Coesão Social, Ação Social Escolar e Freguesias.

A proposta da maioria socialista presidida por José Maria Costa "inclui ainda um apoio excecional de 10 mil euros a instituições sociais do concelho, destacando a Cruz Vermelha e Bombeiros Voluntários, para despesas de funcionamento e de aquisição de equipamentos de proteção individual ou outros.

Será ainda submetida à aprovação do executivo municipal a isenção de pagamentos de concessões/rendas/taxas nos meses de abril e maio a incubadoras empresas, parque empresarial da Praia Norte (isenção 50%) e a concessões espaços hoteleiros.

Na área da educação, a autarquia destaca os apoios à aquisição de equipamentos informáticos, redes Internet, estando prevista a cedência de equipamentos, por empréstimo, aos alunos dos escalões A e B.

A câmara "prevê ainda apoios à cultura, nomeadamente à produção artística e residências artísticas, com candidaturas até ao montante de 20 mil euros".

A reunião camarária está marcada para as 15:00 e vai realizar-se com recurso a videoconferência.

Portugal regista 785 mortos associados à covid-19 em 21.982 casos confirmados de infeção, segundo o boletim de hoje da DGS sobre a pandemia que indica terem sido confirmados 134 casos no concelho de Viana do Castelo, desde o início da pandemia.

O país cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o decreto presidencial que prolongou a medida até 02 de maio prevê a possibilidade de uma "abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais".

MAIS NOTÍCIAS