SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Freixo de Espada à Cinta disponibiliza transporte gratuito entre as aldeias

LUSA
22-04-2020 11:20h

O município de Freixo de Espada à Cinta está a disponibilizar transporte gratuito entre freguesias, uma medida que está inserida nas práticas sanitárias para ajudar a travar a propagação da covid-19, indicou hoje a autarquia.

"Na sequência da suspensão das habituais carreiras de transporte público, motivada pelo atual contexto pandémico provocado pelo novo coronavírus, o município vai assegurar o serviço de transporte entre freguesias para a sede de concelho, sem qualquer custo para os utilizadores", refere a autarquia, em comunicado enviado à Lusa.

De acordo com a nota divulgada, durante a viagem será garantida toda a segurança sanitária, com colocação no miniautocarro de um frasco de álcool gel e luvas para os utilizadores, para além de um termómetro digital que avaliará a temperatura dos passageiros.

"O motorista e acompanhante estarão munidos de toda a proteção necessária, dispondo de viseira, máscaras e luvas. No final de cada viagem a viatura será devidamente desinfestada", assegurou aquele município do distrito de Bragança.

As viagens têm partidas marcadas para as 08:30 e o regresso à respetiva freguesia acontecerá às 12:900. No máximo, cada viagem terá 13 pessoas, "salvaguardando-se assim a distância social".

O concelho de Freixo de Espada à Cinta tem cerca de 3.335 habitantes e cinco aldeias.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 176 mil mortos e infetou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios. 

Mais de 567 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 762 pessoas das 21.379 registadas como infetadas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o decreto presidencial que prolongou a medida até 02 de maio prevê a possibilidade de uma "abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais".

MAIS NOTÍCIAS