A Câmara de Esposende vai disponibilizar computadores e acesso à internet a alunos carenciados para "poderem acompanhar o Ensino à Distância, decorrente do cancelamento das atividades letivas e não letivas presenciais", anunciou hoje a autarquia.
Em comunicado enviado hoje, a Câmara Municipal de Esposende explica que, em articulação com os Agrupamentos, está a "implementar o Projeto Todos Ligados à Escola", que visa "dotar dos meios necessários os alunos sem computadores e sem acesso à Internet, provenientes de famílias com carências a nível socioeconómico".
Segundo o texto, "com base no levantamento do número de alunos de todo o Ensino Básico e Secundário sem computador e sem acesso à Internet (...), o município confrontou-se com um universo de 406 alunos sem computadores e cerca duas centenas sem acesso à Internet".
A autarquia explica ainda que, "ao constatar que não foi definida nenhuma medida governamental para contemplar estes alunos com os necessários meios que permitissem a universalização do acesso à aprendizagem, e tendo em consideração o novo modelo de "ensino à distância", decidiu conceder, "a título de empréstimo", computadores e dispositivos de acesso à Internet aos alunos que não têm acesso a esses equipamentos e que sejam provenientes de famílias abrangidas pela Ação Social Escolar (Escalão A e B).
A medida abrange, define a autarquia, "alunos que, não tendo escalão A ou B da Ação Social Escolar, tenham necessidade de equipamento e não o possam adquirir, mediante preenchimento de um formulário e avaliação das condições socioeconómicas das respetivas famílias".
O processo de distribuição dos computadores e de dispositivos de acesso à Internet terá início quinta-feira, "cabendo aos respetivos diretores concretizar a entrega dos mesmos aos encarregados de educação, mediante assinatura de um termo de responsabilidade".
Portugal regista 762 mortos associados à covid-19 em 21.379 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia. Relativamente ao dia anterior, há mais 27 mortos (+2,5%) e mais 516 casos de infeção (+3,7%).
O país cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o decreto presidencial que prolongou a medida até 02 de maio prevê a possibilidade de uma "abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais".