SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Castelo Branco comemora 25 de Abril com várias iniciativas ‘online’

LUSA
21-04-2020 18:15h

A Câmara de Castelo Branco vai comemorar o 25 de Abril com iniciativas ‘online' e no habitual hastear da bandeira apenas estará presente o presidente do município, os líderes das bancadas partidárias da Assembleia Municipal e o presidente deste órgão.

"No dia em que Portugal assinala 46 anos de democracia e de liberdade, o Município de Castelo Branco recorda a data com um conjunto de iniciativas que acontecem nas redes sociais desta entidade, com destaque para um concerto ‘online', ateliê de confeção de cravos em tecido e até um conto infantil sensibilizador deste tema para os mais novos", explica, em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Castelo Branco.

Além das iniciativas digitais, que vão decorrer entre as 09:00 e as 18:00 de sábado, vai circular pelos vários bairros da cidade uma viatura que irá reproduzir canções com uma forte relação com o 25 de Abril.

O município de Castelo Branco justifica a contenção nas comemorações do "Dia da Liberdade" com a pandemia da covid-19.

"Sobretudo neste 25 de Abril, não devemos esquecer que o exercício da nossa liberdade termina quando começa a do outro. Nesse sentido, não devemos esquecer a conduta de contenção que nos tem caracterizado. Embora não possamos comemorar um dia tão marcante para todos os portugueses da forma que gostaríamos, temos de o assinalar da forma possível", afirma o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.

No seguimento das medidas de contenção da propagação da pandemia, o assinalar da data vai acontecer de forma simbólica, com o hastear da bandeira ao som do hino nacional, único momento em que vai haver presença física de pessoas.

A decisão foi tomada pelos responsáveis políticos do concelho depois de o presidente da Assembleia Municipal de Castelo Branco ter ouvido os representantes dos agrupamentos municipais com assento no órgão.

Portugal regista 762 mortos associados à covid-19 em 21.379 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

MAIS NOTÍCIAS