A Câmara de Famalicão disponibilizou cerca de 400 computadores e ‘tablets’ e 250 ‘hotspots’ para permitir o acesso à Internet a todos os alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade, anunciou hoje o município.
Em comunicado, o município sublinha que o objetivo é que ninguém fique de fora do ensino a distância por falta de equipamentos ou meios informáticos.
No que diz respeito aos restantes alunos, a autarquia "tem desenvolvido estratégias para responder às diversas necessidades", desde logo com a distribuição e oferta das fotocópias com os trabalhos definidos pelos professores.
"Nos dias de hoje, são poucos os agregados familiares que têm em casa uma impressora, o que dificulta a realização dos trabalhos para os mais novos", refere o comunicado.
Destaca ainda a disponibilização dos recursos humanos afetos ao pelouro da Educação (docentes, psicólogos, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais), que continuam a acompanhar os alunos referenciados com dificuldades de aprendizagem.
No que se refere às refeições escolares, o município tem em execução o serviço da refeição diária, servida em ‘take-away’, na escola de proximidade da residência do aluno.
Estão abrangidos os alunos com 1.º e 2.º escalões, mas também todos os que, não sendo abrangidos por escalões da ação social escolar, manifestem essa necessidade ao seu agrupamento de escolas.
Neste momento, estão a ser servidas cerca de 200 refeições.
Portugal regista 762 mortos associados à covid-19 em 21.379 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Relativamente ao dia anterior, há mais 27 mortos (+2,5%) e mais 516 casos de infeção (+3,7%).
Das pessoas infetadas, 1.172 estão hospitalizadas, das quais 213 em unidades de cuidados intensivos, e o número de doentes curados aumentou 50,3%, de 610 para 917.
Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o decreto presidencial que prolongou a medida até 02 de maio prevê a possibilidade de uma "abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais".