SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Município de Pedrógão Grande prepara 164 camas para isolamento

LUSA
21-04-2020 10:55h

O Município de Pedrógão Grande anunciou a preparação de 164 camas em cinco pontos daquele concelho do distrito de Leiria para apoiar a população em caso de necessidade de isolamento face à infeção pelo novo coronavírus.

No âmbito do Plano Operacional Municipal de Combate à covid-19, a Câmara disponibiliza 164 camas no parque de campismo (13 camas de isolamento e quarentena), pavilhão gimnodesportivo (100 de apoio de emergência), habitação na vila de Pedrógão Grande (2 de apoio ao doente), centro de dia de Graça (22 de apoio ao doente) e centro de dia de Vila Facaia (27 de apoio ao doente), sintetiza uma nota de imprensa.

A autarquia liderada por Valdemar Alves vai distribuir também 2.383 equipamentos de proteção individual pela proteção civil, Santa Casa, escolas e comércio e criou um centro de triagem, refere a mesma nota. 

“Estes espaços permitem responder a qualquer situação de maior dimensão e ter também uma resposta pronta para o lar e a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia”, explicou Valdemar Alves, citado na nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O autarca acrescentou que “serão igualmente preparados espaços para acolhimento de grupos de reforço que sejam necessários, como bombeiros, GNR e pessoal médico ou de enfermagem”.

Após o sucesso da primeira iniciativa, a Câmara voltou a distribuir equipamentos de proteção individual pelo concelho.

Além de reforçar a entrega às instituições, foram distribuídas unidades pelo agrupamento de escolas, Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal, assim como estabelecimentos comerciais abertos ao público. 

O Município sublinha a importância de “todos, sem exceção, manterem as medidas de distanciamento social e seguirem as recomendações das autoridades de saúde e de segurança”.

Segundo dados divulgados hoje pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, até às 00:15 de hoje, estavam confirmados três casos de infeção pelo SARS-CoV-2 e outros três em vigilância.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 167 mil mortos e infetou mais de 2,4 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Portugal regista 735 mortos associados à covid-19 em 20.863 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 21 mortos (+2,9%) e mais 657 casos de infeção (+3,3%).Das pessoas infetadas, 1.208 estão hospitalizadas, das quais 215 em unidades de cuidados intensivos, e mantém-se as 610 dadas como curadas.

MAIS NOTÍCIAS