SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: As novas rotinas das pessoas com autismo

CANAL S+ / SO
20-04-2020 15:57h

Estima-se que existam 70 milhões de pessoas com Autismo em todo o mundo, segundo a Organização da Nações Unidas (ONU). Numa altura em que vivemos uma pandemia, a vida destas pessoas foi alterada e as famílias têm de se adaptar.

Susana Lopes da Silva, co-fundadora da associação Vencer Autismo, afirma que é muito importante explicar às crianças com autismo o que se está a passar, numa linguagem adaptada à sua idade, e como vão ser os dias seguintes e as novas rotinas que se vão estabelecer.

 

Se com algumas crianças com autismo esta fase de isolamento tem tido resultados positivos em termos de desenvolvimento de competências, isso deve-se ao facto de estarem mais tempo em família. Ainda assim, com alguns pais em teletrabalho, as dinâmicas em casa alteram-se e têm de ser pensadas tendo em conta todos os membros da família.

A própria associação teve de se adaptar ao estado de emergência que vivemos em Portugal. Joe Santos, co-fundador da associação Vencer Autismo, revela que as palestras que tinham agendadas foram canceladas e transitaram para o online, com resultados bastante positivos. 

Joe Santos diz que “trabalharmos à distância é exatamente igual a trabalharmos no escritório”. O empreendedor social afirma que é preciso que os pais tenham calma, para passarem esse sentimento aos filhos, e serem criativos nas novas rotinas, pois estes são tempos diferentes.

MAIS NOTÍCIAS