SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Candidaturas a apoios da Câmara de Lisboa à Cultura abrem na segunda-feira

LUSA
15-04-2020 19:11h

Os agentes culturais da cidade de Lisboa vão poder candidatar-se a partir de segunda-feira aos apoios extraordinários criados pela Câmara Municipal, no valor de 1,25 milhões de euros, no âmbito do Fundo de Emergência Social do Município.

“A partir do dia 20 de abril, os agentes dos vários setores que integram o ecossistema cultural da cidade podem candidatar-se a este apoio, nomeadamente: artes visuais, artes performativas, 'design', moda, literatura, património, cinema, audiovisual, sendo prioritárias as candidaturas de agentes não abrangidos regularmente por sistemas, de natureza municipal ou outra, de apoio à atividade”, é referido numa nota da Câmara Municipal de Lisboa divulgada hoje.

Na sequência da pandemia de covid-19, a autarquia já aprovou um apoio extraordinário de um milhão de euros para projetos de dinamização da programação cultural da cidade e um reforço de 250 mil euros para “garantir a subsistência de trabalhadores independentes e entidades culturais e criativas de Lisboa que se encontrem em particular dificuldade económica”.

Anteriormente, a Câmara de Lisboa já tinha anunciado a isenção, até 30 de junho, do pagamento de rendas por instituições culturais e por artistas individuais instalados em espaços municipais e garantido o pagamento integral dos contratos já celebrados com agentes culturais, nomeadamente pela EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, “promovendo sempre que possível a sua recalendarização”.

Além disso, a autarquia pretende acelerar os pagamentos às entidades culturais da cidade já beneficiárias de apoios, para ajudar na manutenção das respetivas estruturas de funcionamento, e reforçar o fundo de aquisições na área das artes plásticas, alargando o seu âmbito ao setor do livro e da arte pública.

“Estas várias medidas anunciadas pela Câmara Municipal de Lisboa tentam ir ao encontro da diversidade e especificidade de cada uma das áreas artísticas e criativas que integram o ecossistema cultural da cidade, procurando preservar num quadro de solidariedade e coesão, tanto a riqueza, como a dinâmica que têm pautado a vida cultural de Lisboa”, lê-se no comunicado da autarquia.

A Câmara de Lisboa indica ainda que, para mais informações sobre as medidas anunciadas, os agentes culturais deverão consultar a partir de sexta-feira a “Loja Lisboa Cultura” (www.cm-lisboa.pt/polo-cultural-gaivotas-boavista/loja-lisboa-cultura), abrindo as candidaturas na segunda-feira.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 127 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 428 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Portugal regista 599 mortos associados à covid-19 em 18.091 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado hoje sobre a pandemia.

Relativamente a terça-feira, há mais 32 mortos (+5,6%) e mais 643 casos de infeção (+3,7%).

Das pessoas infetadas, 1.200 estão hospitalizadas, das quais 208 em unidades de cuidados intensivos, e 383 foram dadas como curadas.

Portugal está em estado de emergência desde 19 de março, que deverá ser renovado esta semana por um novo período de 15 dias.

MAIS NOTÍCIAS