O secretário de Estado da Saúde insistiu hoje que os doentes “não covid-19” que necessitem de cuidados se desloquem aos hospitais ou centros de saúde, evitando agravar patologias, porque a segurança dos espaços está garantida.
“Apelo aos doentes crónicos, oncológicos, hipertensos ou diabéticos que não tenham medo de se dirigir aos serviços de urgência, aos centros de saúde, ao hospital ou ligar para a linha SNS24”, disse Lacerda Sales na conferência de imprensa diária a propósito da pandemia por covid-19, realizada no Ministério da Saúde.
Várias notícias dão conta do receio manifestado por doentes, que não têm a doença covid-19, de se dirigirem às unidades de saúde com receio de serem infetados pelo novo coronavírus.
”Se tiveram de recorrer a um hospital não tenham medo porque os circuitos e os fluxos estão perfeitamente definidos e existem medidas estritas e muito rigorosas de segurança onde podem e devem ser assistidos os doentes não covid-19”, assegurou o secretário de Estado.
Portugal regista hoje 567 mortos associados à covid-19, mais 32 do que na segunda-feira, e 17.448 infetados (mais 514), indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Relativamente a segunda-feira, em que se registavam 535 mortos, hoje observou-se um aumento percentual de 6% (mais 32).
De acordo com os dados disponibilizados pela DGS, há 17.448 casos confirmados, mais 514, o que representa um aumento de 3% face a segunda-feira.