Várias unidades de saúde da região Centro vão receber 135 telemóveis e 150 cartões de dados, no âmbito de uma iniciativa da Secção Regional da Ordem dos Médicos (OM) com apoio de patrocinadores, foi hoje anunciado.
Trata-se de “equipamentos de telecomunicações para acompanhamento da resposta” à pandemia da covid-19, salienta em comunicado a estrutura regional da OM, presidida por Carlos Cortes.
“Serão uma ajuda fundamental prioritária na comunicação entre os utentes e os seus médicos, enfermeiros de família e restantes profissionais envolvidos na resposta aos doentes em vigilância e autocuidados”, acrescenta.
Com a doação das empresas Diatosta - Indústria Alimentar e Construções J.J.R. & Filhos e em colaboração com o Rotary Clube da Figueira da Foz, serão apetrechadas cerca de 20 unidades de saúde com aqueles equipamentos, nos distritos de Aveiro e Coimbra, no âmbito de um processo assumido pelo Gabinete de Formação Médica da OM no Centro, coordenado por Inês Rosendo.
“Esta ajuda, fruto da união e solidariedade destas empresas e do movimento rotário, prende-se com a necessidade urgente de equipamentos para linhas telefónicas diretas para cumprir a norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) que define a triagem de utentes com queixas agudas bem como o acompanhamento diário aos utentes que estiverem em regime covid-casa”, segundo o comunicado.
Para Carlos Cortes, citado na nota, “esta é uma forma de contribuir para as soluções tão prementes nesta época”.
“Juntos, servimos melhor toda a comunidade”, salienta o presidente da Secção Regional da Ordem dos Médicos.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 535 mortos por covid-19, mais 31 do que no domingo (+6,2%), e 16.934 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 349 (+2,1%).
Dos infetados, 1.187 estão internados, 188 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 277 doentes que já recuperaram.