SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Comunidade cabo-verdiana em França assinala dois óbitos devido ao vírus

LUSA
10-04-2020 14:24h

O embaixador de Cabo Verde em Paris afirmou que houve duas mortes em França devido à covid-19 de cidadãs cabo-verdianas, referindo que é difícil contabilizar doentes já que muitos são tratados em casa.

"Perdemos duas pessoas no dia 22 de março. Esperávamos que houvesse um número importante de baixas entre os cabo-verdianos, mas isso não se verificou. E, até agora, com um certo grau de certeza podemos dizer que as mortes se limitaram a essas duas senhoras que tinham fragilidades imensas", afirmou Hércules Cruz, embaixador de Cabo Verde em França, em declarações à agência Lusa.

Quanto ao número de cabo-verdianos contaminados ou nos hospitais em França, o embaixador diz que tem conhecimento de casos, mas que é difícil fazer estatísticas, já que muitas pessoas depois de irem ao médico acabam por recuperar em casa.

Segundo Hércules Cruz, a embaixada tem tentado apoiar sempre que possível os doentes e as famílias.

Uma das vítimas tinha 62 anos e fazia parte da associação CHEDA, Crianças de Hoje e de Amanhã, que dá apoio a crianças desfavorecidas em Cabo Verde. O funeral aconteceu em França.

"Estou sempre em comunicação com a filha e a minha amiga já foi enterrada há alguns dias. Agora vamos ajudar mais nos papéis porque ela tem um filho deficiente, mas com apoio das assistentes sociais em França", indicou Fátima Ramos, amiga da família e membro fundador da associação CHEDA.

A vítima residia na região parisiense e para além do filho com deficiência, tem também um filho de 16 anos, atualmente a cargo da irmã mais velha.

A associação CHEDA tem procurado contactar o máximo de membros da comunidade cabo-verdiana para verificar o seu estado de saúde e se há alguma necessidade particular que possa ser suprida pelos seus membros. A associação terá até agora contactado cerca de 200 pessoas.

Cabo Verde totaliza sete casos de infeção desde o início da pandemia, entre os quais um morto. Na quinta-feira, as autoridades cabo-verdianas anunciaram que morreram 12 cidadãos de Cabo Verde no estrangeiro vítimas da doença

O número de mortes provocadas pela covid-19 em África é de 630 num universo de mais de 12.219 casos registados em 52 países, de acordo com a mais recente atualização dos dados da pandemia naquele continente.

A pandemia do novo coronavírus já matou 96.340 pessoas em todo o mundo e infetou quase 1,6 milhões em 193 países e territórios desde o início da pandemia, em dezembro passado, na China.

MAIS NOTÍCIAS