SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Apoio emocional disponível para os profissionais do CHULC

Canal S+ / ALS
09-04-2020 17:42h

Os profissionais de saúde sabem de cor que o foco é cuidar dos pacientes e vê-los sair vencedores da batalha contra a doença. É para isso que foram treinados. O espirito de missão que os envolve não deixa espaço para olharem para dentro mas as equipas sabem que, se precisarem, podem contar com apoio emocional que foi lhes foi disponibilizado do outro lado da linha.

A equipa de apoio emocional de saúde COVID está pronta para ouvir todos os profissionais de saúde, que trabalham no Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central. Os cerca de oito mil funcionários, espalhados pelos seis polos, têm ao seu dispor uma linha de apoio que, para já, tem pouca procura, no entanto, isso não quer dizer que não haja necessidade. É uma questão de prioridades, o importante agora é ganhar a guerra contra o SARS-CoV-2. Sónia Pinote, Especialista em Psicologia Clínica e do Trabalho, explicou ao Canal S+ que os profissionais que estão infetados não ficaram esquecidos.

A importância da uma boa escala de serviço e do olhar atento da chefia é essencial para identificar casos de exaustão. Sónia Pinote também explica a importância da mobilidade entre os que estão a recuperar e os que estão na linha da frente.

 

Quando a pandemia der tréguas é possível que os profissionais manifestem algumas perturbações e que, aí sim, cheguem mais pedidos de apoio.

Em caso de necessidade de apoio a equipa está disponível, diariamente, entre as 9h e as 18h através da linha telefónica. Na equipa de psicologia existe ainda atendimento para doentes e famílias. A equipa é ainda constituída por psiquiatras, padres (com o apoio espiritual) e assistente social.

MAIS NOTÍCIAS