O secretário regional do Governo dos Açores com a tutela das Relações Externas, Rui Bettencourt, declarou hoje que há um "contacto permanente" do executivo com os açorianos no mundo, no âmbito da pandemia da covid-19.
Ouvido em sede de comissão no parlamento dos Açores, a pedido do CDS-PP, Rui Bettencourt deu exemplos de situações que o Governo Regional está a tratar, e que tanto abarca "um açoriano no Equador", um "casal de jovens nas Canárias", e diversas pessoas em comunidades como a norte-americana, canadiana ou brasileira.
No que se refere a alunos no estrangeiro, há um "contacto permanente com os jovens estudantes açorianos através da Universidade dos Açores", que gere o programa Erasmus na região.
"Temos tido um contacto que em dados momentos é quotidiano com o senhor reitor", precisou o secretário com a tutela das Relações Externas.
Os Açores estão em "ligação" com o Ministério dos Negócios Estrangeiros para repatriar jovens que pretendam voltar a Portugal, mas há fatores que por vezes extravasam a competência regional e inclusive nacional.
"Por vezes há constrangimentos com as autoridades de saúde do país [em que os açorianos se encontram] com as quais não podemos colidir", assinalou Rui Bettencourt.
Até ao momento, já foram detetados nos Açores um total de 84 casos, verificando-se três recuperados, um óbito e 80 casos positivos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19.
Os casos dividem-se entre São Miguel (46), Terceira (oito), Graciosa (quatro), São Jorge (sete), Pico (dez) e Faial (cinco).
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 87 mil.