SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Luanda forma líderes comunitários para maior sensibilização e informação sobre a pandemia

LUSA
08-04-2020 13:51h

A Rede Angolana das Organizações da Sociedade Civil de Serviços de Sida, Tuberculose e Malária (Anaso) e o gabinete da Saúde de Luanda estão a capacitar 200 atores comunitários sobre a covid-19, visando uma "maior sensibilização local".

A informação foi transmitida hoje à Lusa pelo presidente executivo da Anaso, António Coelho, que referiu que o ciclo de formação visa capacitar os líderes comunitários para posterior integração em 25 brigadas comunitárias nos nove municípios de Luanda.

Segundo o responsável, as brigadas comunitárias que vão resultar da formação, que termina já nesta quinta-feira, "vão desenvolver ações integradas de sensibilização em saúde para melhorar a informação", bem como "o conhecimento das pessoas, famílias e comunidades sobre as medidas de prevenção contra a covid-19".

"Não dê Carona ao Corona" é o lema do ciclo de formação, que decorre desde quinta-feira passada na Escola Técnica de Saúde do Calawenda, município do Cazenga, um dos mais populosos da capital angolana.

Angola entra hoje no 13.º dia do estado de emergência, de 15 dias prorrogáveis, medida decretada pelo Presidente angolano, João Lourenço, em 27 de março passado, como forma de conter a propagação do novo coronavírus.

O país regista 17 casos confirmados de pessoas infetadas pela covid-19, entre os quais 13 casos ativos, dois óbitos e dois pacientes recuperados.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 82 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 260 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O número de mortes provocadas pela covid-19 em África ultrapassou as 500 nas últimas horas num universo de mais de 10.500 casos registados em 52 países, de acordo com a mais recente atualização dos dados da pandemia naquele continente.

MAIS NOTÍCIAS