SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Adiada cimeira UE-Balcãs por causa da pandemia

LUSA
08-04-2020 13:50h

A Croácia, que assegura atualmente a presidência rotativa do Conselho da União Europeia (UE), anunciou hoje o adiamento da cimeira com os países dos Balcãs Ocidentais, prevista para 07 de maio em Zagreb, devido à pandemia do novo coronavírus.

A cimeira iria reunir na capital croata representantes da UE e dos países dos Balcãs Ocidentais candidatos à adesão ao bloco comunitário: Sérvia, Bósnia, Montenegro, Macedónia do Norte, Albânia e Kosovo.

"Uma nova data será definida em junho em acordo com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, se a situação relacionada com a covid-19 assim o permitir”, referiu a presidência europeia croata, num comunicado de imprensa, enfatizando a necessidade de “limitar a propagação” do novo coronavírus.

A presidência europeia croata – iniciada em janeiro último e que irá terminar no final de junho – mencionou a possibilidade de organizar a reunião por videoconferência antes do fim do seu mandato.

A UE aprovou, no final de março, a abertura de negociações para integrar a Macedónia do Norte e, sob condições, a Albânia.

Este processo deverá, no entanto, levar vários anos até à sua conclusão.

O processo de integração foi bloqueado numa cimeira europeia em outubro de 2019, quando vários Estados-membros do bloco comunitário se recusaram em abrir negociações com esses dois países.

Depois da Croácia, será a Alemanha a assumir a presidência rotativa semestral do Conselho da UE, de 01 julho até 31 de dezembro de 2020.

O primeiro semestre de 2021 estará a cargo de Portugal.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 82 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 275 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 750 mil infetados e mais de 58 mil mortos, é o mais afetado pela pandemia.

MAIS NOTÍCIAS