SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Câmara de Vendas Novas cria fundo de emergência de 100 mil euros

LUSA
07-04-2020 11:24h

A Câmara de Vendas Novas, no distrito de Évora, anunciou hoje que decidiu criar um fundo de emergência municipal, no valor de 100 mil euros, para medidas de contingência devido à pandemia de covid-19.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o município alentejano indicou que o fundo, cuja constituição foi decidida na mais recente reunião de câmara, será "criado através da reafetação de verbas orçamentais".

"Metade do valor total será alocado à aquisição de bens, nomeadamente equipamentos de proteção individual, como máscaras cirúrgicas, óculos e viseiras de proteção facial", adiantou a câmara municipal.

Segundo a autarquia, os equipamentos adquiridos "serão distribuídos aos profissionais de saúde, segurança e socorro, assim como aos trabalhadores municipais dos serviços essenciais e às estruturas residenciais para idosos do concelho".

"Os outros 50 mil euros serão canalizados para a implementação de medidas de apoio social ao tecido económico e às famílias que vejam os seus rendimentos reduzidos devido à pandemia", acrescentou.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 73 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito na segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se 311 mortes, mais 16 do que na véspera (+5,4%), e 11.730 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 452 em relação a domingo (+4%).

No Alentejo, segundo a DGS, há 84 casos de infeção confirmados e ainda não se registou qualquer morte por covid-19.

MAIS NOTÍCIAS