O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros vai criar um grupo de contacto para avaliar a crise motivada pela covid-19 e o potencial impacto no setor financeiro, informou hoje em comunicado.
A decisão de criar este grupo de trabalho saiu da reunião que decorreu por teleconferência em 18 de março, que contou com o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, a presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Gabriela Figueiredo Dias, e a presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Margarida Corrêa de Aguiar.
Segundo o comunicado hoje divulgado, no encontro foram debatidas as medidas excecionais adotadas e a adotar pelas autoridades de supervisão financeira e foi aprovada a “constituição de um grupo de contacto tendo em vista o acompanhamento e monitorização do seu efeito e do potencial impacto sobre o setor financeiro”.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 70 mil. Dos casos de infeção, mais de 240 mil são considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declará-lo como uma pandemia.
Portugal, em estado de emergência até 17 de abril, regista 311 mortes e 11.730 infeções, segundo o balanço hoje divulgado pela Direção-Geral da Saúde.
Dos infetados, 1.099 estão internados, 270 dos quais em unidades de cuidados intensivos, havendo 140 doentes que recuperaram desde que a doença foi confirmada no país, em 02 de março.