SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Centro de rastreio de Ponte de Lima entrou em funcionamento

LUSA
06-04-2020 14:46h

A Câmara de Ponte de Lima informou que o centro de rastreio à covid-19, em modelo ‘Drive Thru’, começou hoje a funcionar no pavilhão de feiras e exposições da Expolima, sendo que irá realizar testes três dias por semana.

Em comunicado, a Câmara presidida por Victor Mendes adiantou hoje que o centro de rastreio de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, tem capacidade para a realização de cerca de 60 testes por dia, assegurado pelo laboratório Germano de Sousa, numa parceria entre a autarquia a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

"Os testes serão realizados apenas mediante a prescrição pelo médico de medicina geral e familiar do centro de saúde. O laboratório é informado pelo médico do caso suspeito, sendo o doente agendado pelo laboratório que, após receber SMS, dirige-se ao centro de rastreio", especifica a nota da autarquia.

Os resultados do exame "serão depois enviados diretamente ao doente, ao médico e às autoridades de saúde pública".

O centro de rastreio de Ponte de Lima vai funcionar "às segundas, quartas e sextas das 09:00 às 13:00, e das 14:00 às 16:00, com exceção da sexta-feira Santa e da segunda-feira de Páscoa".

Nestes centros de modelo ‘Drive Thru', os pacientes referenciados deslocam-se dentro do veículo ao ponto de recolha sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo assim o risco de infeção em cada colheita.

Portugal regista hoje 311 mortes associadas à covid-19, mais 16 do que no domingo, e 11.730 infetados (mais 452), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24:00 de domingo, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (168), seguida da região Centro (76), da região de Lisboa e Vale do Tejo (60) e do Algarve, com sete mortos.

MAIS NOTÍCIAS