SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Tráfego nas redes fixas e móveis na UE sobe mas sem grande congestionamento - BEREC

01-04-2020 16:58h

O tráfego nas redes fixas e móveis na União Europeia (UE) aumentou "significativamente" com a pandemia do novo coronavírus, "mas não ocorreram grandes congestionamentos", refere uma análise do Organismo de Reguladores Europeus das Comunicações Eletrónicas (BEREC).

Esta informação consta de uma análise dos dados dos países da UE do BEREC, que reportam a 24 de março, publicada na página eletrónica da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

A análise mostra que "o tráfego nas redes fixas e móveis aumentou significamente durante a crise da covid-19, mas não ocorreram grandes congestionamentos", refere.

"Esclarece ainda que os operadores estão a conseguir gerir este aumento e que as autoridades reguladoras nacionais estão a monitorizar a situação, recolhendo informação e colaborando com os respetivos ministérios e outras entidades", adianta o BEREC.

"Recorda-se que a 19 de março de 2020, o BEREC e a Comissão Europeia emitiram uma declaração conjunta sobre o aumento de tráfego devido à pandemia da covid-19, tendo o BEREC implementado um mecanismo de monitorização para acompanhar e reportar à CE, de forma regular, a evolução do acesso a redes e à Internet, assinalando eventos significativos", sublinha o organismo.

De acordo com a estimativa da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), publicada em 27 de março, com os dados reportados até 24 de março pelos três maiores operadores portugueses – Altice Portugal (Meo), NOS e Vodafone Portugal –, registou-se um acréscimo de 47% no tráfego de voz face ao período anterior à pandemia.

Na voz móvel o aumento foi de 41%, enquanto na voz fixa a subida de tráfego foi de 94%.

Em termos de tráfego de dados, cujo aumento foi de 52%, no móvel o crescimento foi de 24% e no fixo de 54%.

MAIS NOTÍCIAS