A Câmara de Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, iniciou hoje a realização de testes rápidos à covid-19 a utentes de lares e profissionais identificados como prioritários pelo corpo técnico.
"Estes testes rápidos permitem a deteção de anticorpos IgG e IgM de sensibilidade de 92 por cento quando comparada com testes de PCR, testes marcação CE, devidamente registados no Infarmed", explica, em comunicado enviado à agência Lusa, o município de Vila Velha de Ródão.
Esta ação tem como objetivo dar uma resposta ao despiste do surto, principalmente junto de quem tem a responsabilidade de cuidar dos outros.
Integram o grupo prioritário os funcionários das instituições de apoio a idosos do concelho de Vila Velha de Ródão e os utentes destas instituições que sejam caracterizados pelo corpo técnico como prioritários.
Também os profissionais e técnicos de saúde, bombeiros, os colaboradores do município que garantem os serviços básicos de higiene e segurança pública e que apoiam a rede de solidariedade do concelho de Vila Velha de Ródão, "que apresentem sintomas associados à covid-19, definidos por prioridade em articulação com as instituições responsáveis, serão testados".
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil.
Dos casos de infeção, pelo menos 172.500 são considerados curados.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes e 8.251 casos de infeções confirmadas.
Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.