SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Município de Câmara de Lobos recebe máscaras produzidas por jovem designer

LUSA
31-03-2020 14:37h

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos, na Madeira, recebeu 100 máscaras de proteção facial, produzidas por um jovem 'designer' natural do concelho, informou hoje a autarquia, indicando que serão utilizadas pelos "operacionais camarários" no terreno.

"Em tempos de incerteza, face ao inimigo que enfrentamos, são atitudes como esta, de um jovem que não desanimou e aplicou os seus conhecimentos e as suas ferramentas para a produção solidária de equipamentos de proteção individual", refere o presidente do município, o social-democrata Pedro Coelho, em comunicado de imprensa.

O 'designer' Hugo Abreu, de 25 anos, é natural da freguesia Estreito de Câmara de Lobos e faz parte do "Movimento Maker", que, segundo informação autarquia, reúne em Portugal cerca de 8.500 pessoas, de diversas áreas, que "partilham ideias e conhecimento" para o desenvolvimento de "protótipos e ideias" que ajudem a combater a pandemia de covid-19.

O autarca câmara-lobense sublinha que as máscaras serão utilizadas pelos funcionários que efetuam operações de desinfeção e higienização dos espaços públicos, no âmbito do plano de contingência da pandemia de covid-19.

As máscaras foram produzidas com recurso a uma impressora 3D.

"Hugo Abreu já tinha produzido e oferecido um lote de viseiras à corporação de Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, estendendo agora a sua oferta ao município de Câmara de Lobos", esclareceu o presidente da autarquia.

O Instituto de Administração da Saúde da Madeira (IASAÚDE) atualizou na segunda-feira o número de casos de covid-19 no arquipélago para 40, mais um do que no domingo.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 791 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 38 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 160 mortes, mais 20 do que na véspera (+14,3%), e 7.443 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 1.035 em relação a segunda-feira (+16,1%).

MAIS NOTÍCIAS