SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Áreas dedicadas nos Centros de Saúde aliviam Hospitais 

Canal S+ / ALS
31-03-2020 12:31h

A fase de mitigação em que entrámos trouxe com ela novas normas e orientações das autoridades. A reorganização dos serviços permitiu criar, nos cuidados de saúde primários, áreas dedicadas à covid 19. Testar, só se o médico o entender.

O combate à pandemia da covid-19 faz-se também agora ao nível dos cuidados de saúde primários. Os Agrupamentos de Centros de Saúde foram reorganizados de forma a alargar a resposta e a capacidade de controlar o avanço da contaminação. As ADC, Áreas Dedicadas na Comunidade, vieram assim reforçar o atendimento a potenciais infetados com o novo coronavírus. Os hospitais concentram-se nos casos severos, os centros de saúde, na população que apresenta sintomas leves a moderados. Eunice Carrapiço, explicou ao S+ quem pode acorrer à ADC e de forma o deve fazer. A directora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Norte adiantou também os cuidados na escolha das unidades que podiam assumir esse papel.

Questionada sobre se todos os suspeitos de terem contraído a infeção serão testados, Eunice Carrapiço explica que caberá ao médico decidir e encaminhar o doente.

À margem da covid 19, há necessidades que não podem esperar. A reorganização das rotinas dos Centros de Saúde deu primazia aos contatos indiretos, mas há situações que requerem a presença do utente. Eunice Carrapico afirma que a existência das áreas dedicadas deixa essa população mais protegida.

Para saber quais os Agrupamentos de Centros de Saúde com Áreas Dedicadas para avaliação e tratamento de doentes COVID-19, consulte o seu centro de saúde. 

MAIS NOTÍCIAS