SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Europa entregou material médico ao Irão - Berlim

LUSA
31-03-2020 11:38h

A Europa entregou material médico ao Irão no quadro do mecanismo de troca Instex, que permite contornar as sanções norte-americanas e que foi utilizado pela primeira vez, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão.

“A França, a Alemanha e o Reino Unido confirmam que o Instex realizou com sucesso a sua primeira transação e permitiu a exportação de material médico da Europa para o Irão”, indicou o ministério alemão num comunicado.

“Agora que a primeira transação está concluída, o Instex e a sua contraparte iraniana, STFI, vão trabalhar noutras transações e aperfeiçoar o mecanismo”, adiantou.

Em Teerão, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros tinha indicado a 14 de março ter recebido equipamento médico ou ajuda financeira de países como Alemanha, Azerbaijão, China, Emirados Árabes Unidos, França, Reino Unido, Japão, Qatar, Rússia e Turquia.

O Governo e a população do Irão “nunca esquecem os seus amigos em tempos difíceis”, declarou então. A República Islâmica está a ser duramente atingida pela pandemia do novo coronavírus que já infetou mais de 40.000 pessoas e causou 2.757 mortos.

O Instex foi criado em janeiro de 2019 pelos europeus para contornar as sanções norte-americanas impostas ao Irão, evitando a utilização do dólar.

O mecanismo deve funcionar como uma “câmara de compensação”, permitindo ao Irão continuar a vender petróleo e a importar em contrapartida outros produtos. Até ao momento não tinha permitido qualquer transação.

Aqueles três países europeus são signatários do acordo internacional nuclear com o Irão concluído em 2015 e muito fragilizado desde que os Estados Unidos abandonaram unilateralmente o pacto em 2018 e restabeleceram sanções económicas.

O complexo sistema de permuta Instex visa proteger as empresas que negoceiam com o Irão das sanções norte-americanas.

Um ano após Washington ter anunciado o restabelecimento das sanções, Teerão anunciou o incumprimento gradual de compromissos no âmbito do acordo internacional, o que tem vindo a cumprir para pressionar os restantes signatários do pacto (que incluem ainda a Rússia e a China) a compensarem o país pelas sanções norte-americanas.

O acordo internacional visa evitar que o Irão obtenha a bomba nuclear em troca do levantamento de sanções internacionais. Teerão sempre declarou que o seu programa nuclear não tinha quaisquer objetivos militares.

MAIS NOTÍCIAS