SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Montemor-o-Velho prepara dois equipamentos com mais de 100 camas

LUSA
31-03-2020 10:51h

A Câmara de Montemor-o-Velho está a equipar o centro educativo e o pavilhão municipal com mais de 100 camas no âmbito do combate à pandemia da covid-19, anunciou hoje a autarquia.

“Estamos a preparar-nos e a equipar estes espaços com mais de uma centena de camas para podermos responder a esta situação de exceção”, afirma em comunicado o presidente do município, Emílio Torrão.

A autarquia, no distrito de Coimbra, está “a trabalhar na preparação” daqueles equipamentos públicos, que “poderão acomodar idosos em caso de necessidade”, segundo a nota.

Tendo em conta a evolução da situação epidemiológica e “a existência de 12 casos positivos confirmados” em Montemor-o-Velho, o município ativou, na segunda-feira, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil e o Plano de Contingência Municipal para a covid-19, informa.

“Esta medida visa conter possíveis cadeias de transmissão da pandemia da covid-19 na comunidade, minimizando, assim, o perigo de contágio”, salienta.

Ainda esta semana, em colaboração com as juntas de freguesia, a Câmara “vai iniciar a higienização dos espaços mais frequentados do concelho”.

“É hora de demonstrarmos, mais uma vez, a força de Montemor-o-Velho e a vontade de superar as dificuldades, protegendo-nos enquanto comunidade”, apela Emílio Torrão, citado no documento.

Frisando que “os próximos dias e semanas vão ser extremamente desafiantes”, o autarca pede o contributo de todos os munícipes, “com disciplina e precaução”.

Em Portugal, segundo o balanço feito na segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 140 mortes, mais 21 do que na véspera (+17,6%), e 6.408 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 446 em relação a domingo (+7,5%).

Dos infetados, 571 estão internados, 164 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

MAIS NOTÍCIAS