SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Profissionais do Hospital de Alcobaça em isolamento

LUSA
30-03-2020 22:26h

Vários profissionais do Hospital de Alcobaça encontram-se em isolamento profilático por terem contactado com um médico a trabalhar no serviço de urgência básica e que testou positivo para covid-19, informou hoje o Centro Hospitalar de Leiria (CHL).

Em comunicado, o CHL, onde se integra o Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, confirmou o resultado positivo para covid-19 “de um médico contratado” que esteve a trabalhar no Serviço de Urgência Básica (SUB), em Alcobaça, no passado dia 29.

Após ter sido conhecido o resultado do teste, o CHL, em articulação com a autoridade de saúde local do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES)do Oeste Norte, “procedeu à listagem e identificação de todos os profissionais que estiveram em contacto com o médico infetado, que, de imediato, suspenderam funções e se encontram atualmente em isolamento profilático”, pode ler-se no comunicado.

A equipa do CHL de Leiria dedicada ao combate à covid-19, em colaboração com a autoridade de saúde local, está “a avaliar o nível de risco de infeção, de cada um dos profissionais, pelo grau de exposição e contacto com o referido médico, para realização de testes para despiste”, refere ainda o comunicado.

De acordo com o CHL foram também já identificados os doentes que estiveram em contacto com aquele profissional e será efetuada pela autoridade de saúde local a avaliação do nível de risco, para posterior despiste de uma possível infeção e monitorização da situação clínica.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, onde Alcobaça se insere, o concelho registava hoje dois casos confirmados do novo coronavírus.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 750 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 36 mil. Dos casos de infeção, pelo menos 148.500 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 140 mortes e 6.408 casos de infeções confirmadas. Dos infetados, 571 estão internados, 164 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

MAIS NOTÍCIAS