SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Mafra cria centro de acolhimento de doentes com 70 camas

LUSA
30-03-2020 14:05h

A Câmara de Mafra, que ativou hoje o seu Plano de Emergência Municipal, criou um espaço para acolhimento temporário para doentes com covid-19, com 70 camas, no antigo centro de saúde da vila, anunciou hoje a autarquia.

Esta câmara do distrito de Lisboa justifica, em comunicado, a necessidade deste espaço "no âmbito das respostas de apoio social de emergência, e atendendo à existência de um elevado número de instituições sociais no concelho, nomeadamente lares e outras estruturas residenciais para pessoas idosas".

Das 70 camas, 40 foram cedidas pelo Exército e 30 pelo Grupo Cultural e Desportivo da Lagoa.

Mafra, que de acordo com último boletim epidemiológico publicado pela autarquia regista 34 casos de infeção, 15 dos quais na Ericeira, ativou hoje o seu Plano Municipal de Emergência, para "garantir a unidade de direção e controlo, bem como uma adequada articulação e coordenação dos agentes de proteção civil e dos organismos e entidades de apoio a empenhar".

Além das medidas já antes implementadas, no âmbito do Plano Municipal de Emergência, estão a ser criadas respostas de apoio social de emergência à população, reforçada a vigilância e patrulhamento em todo o concelho e funcionamento do heliporto municipal para ações de proteção civil ou de socorro.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 727 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 35 mil.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 396 mil infetados e perto de 25 mil mortos, é aquele onde se regista atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 10.779 mortos em 97.689 casos confirmados até domingo.

A Espanha é o segundo país com maior número de mortes, registando 7.340, entre 85.195 casos de infeção confirmados até hoje, enquanto os Estados Unidos são o que tem maior número de infetados (143.055).

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 140 mortes, mais 21 do que na véspera (+17,6%), e 6.408 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 446 em relação a domingo (+7,5%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

MAIS NOTÍCIAS