O rand sul-africano caiu hoje para mínimos históricos depois de a Moody's ter baixado a classificação financeira do país no contexto da pandemia de coronavírus.
A moeda negociava hoje de manhã, em Joanesburgo, a menos de 18 rand (17,87 rand) para um dólar americano, depois de ter negociado anteriormente nos mercados asiáticos a 18,05 rand para um dólar, o seu nível mais baixo de sempre.
"O rand foi a moeda com pior desempenho nos mercados emergentes na semana passada", disse o analista Wichard Cilliers da TreasuryONE, uma empresa de consultoria sul-africana.
Em um mês, a moeda sul-africana caiu 17%, acrescentou.
Na sexta-feira, a Moody's baixou a classificação da África do Sul para investimentos "especulativos" devido à "contínua deterioração" de sua "situação fiscal" e a um "crescimento estruturalmente fraco".
A descida "não poderia ter vindo em pior altura", reagiu o Governo sul-africano.
A economia da principal potência industrial do continente entrou em recessão no último trimestre do ano passado e estima-se que venha a ser duramente atingida pela pandemia global da Covid-19.
A África do Sul é o país da África Subsaariana mais afetado pelo vírus, com mais de 1.200 casos notificados e duas mortes, de acordo com as estatísticas mais recentes sobre a doença no continente africano.