Santo Tirso tem, a partir de sábado, um Centro de Rastreio à covid-19, numa parceria entre a câmara e o Laboratório Germano de Sousa, estando preparado para fazer 200 testes por dia, disse hoje à Lusa fonte da autarquia.
O centro ficará instalado na EB 2,3 de Santo Tirso (Escola S. Rosendo), vai funcionar sete dias por semana entre as 09:00 e as 17:00 e, segundo a autarquia, pretende "aliviar a pressão sobre os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS)".
Para poder fazer o teste é necessária uma requisição médica "seja do SNS ou de uma instituição de saúde privada", acrescentou a fonte, que anunciou terem sido "instaladas duas boxes para acesso de carro ou a pé" pelos interessados.
Segundo o relatório da situação na página da Direção-Geral da Saúde, o concelho de Santo Tirso aparece com 20 casos confirmados da covid-19.
Em Portugal, registaram-se 76 mortes, mais 16 do que na véspera (+26,7%), e 4.268 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 724 novos casos em relação a quinta-feira (+20,4%).
Dos infetados, 354 estão internados, 71 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.