SAÚDE QUE SE VÊ

Centro de rastreios em Penafiel abre sábado capaz de 200 testes por dia

LUSA
27-03-2020 12:51h

O centro de rastreios de Covid-19 de Penafiel, que também vai cobrir os concelhos de Paredes e Castelo de Paiva, entrará em funcionamento no sábado, com capacidade para 200 testes por dia, anunciou hoje a câmara municipal.

O equipamento funcionará no pavilhão de feiras e exposições de Penafiel, de segunda a sábado, das 09:00 às 17:00, e aos domingos, entre as 14:00 e as 18:00.

Segundo a autarquia, os testes serão realizados apenas mediante apresentação de requisição médica do Serviço Nacional de Saúde, sendo totalmente gratuitos para os utentes.

Quem realizar o teste através de requisição médica de instituições de saúde privadas terá de assumir, na íntegra, os custos, acrescenta o município.

O presidente da câmara, Antonino Sousa, citado num comunicado enviado à Lusa, considera que se trata de mais "uma arma para combater um inimigo invisível e um passo no sentido de dar maior resposta à população na identificação de casos e respetivo encaminhamento para tratamento".

Segundo o autarca, "Penafiel está e estará, sempre, na primeira linha para colaborar de forma ativa com as autoridades de saúde".

Portugal regista hoje 76 mortes associadas à covid-19, mais 16 do que na quinta-feira, e o número de infetados subiu para 4.268, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

O relatório da situação epidemiológica em Portugal, com dados atualizados até às 24:00 de quarta-feira, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (33), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (24), da região Centro (18) e do Algarve (1). Relativamente a quinta-feira, em que se registaram 60 mortes, hoje observou-se um aumento de 26,6%.

MAIS NOTÍCIAS