A Câmara Municipal da Amadora adquiriu equipamentos de proteção e material médico para entregar a várias organizações e instituições do concelho, no âmbito do combate à pandemia da covid-19, anunciou hoje a autarquia.
Em comunicado, a câmara do distrito de Lisboa refere que "foram adquiridas 135.000 máscaras, 120.000 luvas, 300 óculos de proteção, 1.500 fatos de proteção, 10.000 aventais e batas descartáveis, 700 unidades de gel desinfetante e outro material médico como oxímetros, estetoscópios e termómetros de infravermelhos”.
Segundo o município, o material destina-se a melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde, de segurança e proteção civil, da área social e funcionários municipais.
O primeiro conjunto de equipamentos de proteção e material médico adquirido será entregue ao Agrupamento de Centros de Saúde do concelho, à PSP, aos Bombeiros Voluntários da Amadora, às Juntas de Freguesia e a diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social do Município.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 480 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, registaram-se 60 mortes e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira.