O município de Mogadouro anunciou hoje a isenção do pagamento de água, saneamento e taxas de resíduos sólidos urbanos por "tempo indeterminado", para minimizar o impacto económico provocado pela pandemia da covid-19 nas famílias, comércio e indústria.
"Consciente de que em todo o país as famílias e as empresas estão a ser impactadas de forma negativa, urge minimizar os prejuízos decorrentes de um fator que nenhum de nós controla e que se pretende que venha a afetar o mínimo possível a economia familiar e empresarial do concelho", disse à Lusa o presidente da câmara, Francisco Guimarães.
O autarca adiantou, ainda, que está ser ponderado o adiamento de outras taxas e impostos municipais, sendo, contudo, "uma decisão que ainda carece de estudo".
Para além da isenção do pagamento da água e saneamento, haverá suspensão do corte por falta de pagamentos em atraso.
Outras das medidas tomadas é a "suspensão" da leitura dos contadores da água pela empresa prestadora deste serviço.
O despacho municipal hoje tornado público abrange cerca de 7.800 consumidores em todo o concelho.
O município com esta medida deixa de arrecadar, em média, cerca de 70 mil euros mensais.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 480 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.
Portugal regista 60 mortes associadas à covid-19, mais 17 do que na quarta-feira, e 3.544 casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico apresentado hoje pela Direção-Geral da Saúde.