SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Município de Pombal faz 54 testes em IPSS e a bombeiros

LUSA
24-03-2020 12:55h

O Município de Pombal assumiu os custos com a realização de testes à covid-19, para despiste de casos de profissionais e técnicos de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e bombeiros, que tiveram contacto com doentes infetados.

A realização destes testes visa minimizar a propagação do vírus e acelerar o restabelecimento das boas condições de funcionamento das instituições, assume a autarquia liderada por Diogo Mateus, numa nota de imprensa.

A Câmara Municipal de Pombal, no distrito de Leiria, assumiu também o custo de um conjunto de testes, com o objetivo de restabelecer a operacionalidade de bombeiros em quarentena após transportar utentes que vieram a ser confirmados como infetados por covid-19.

No total, o Município assumiu o custo de 54 testes ao novo coronavírus.

O Município tem acompanhado a evolução da situação no concelho e tomado as medidas necessárias para informar a população e apoiar as várias instituições para fazer face às necessidades acrescidas vividas neste momento, salienta a autarquia.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 345 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito na segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde.

Dos infetados, 201 estão internados, 47 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

MAIS NOTÍCIAS