SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Costa do Marfim declara estado de emergência

23-03-2020 23:16h

O Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, declarou hoje o estado de emergência, recolher obrigatório e confinamento progressivo da população por áreas geográficas no país devido à pandemia de covid-19.

O anúncio das medidas - que entram em vigor já na terça-feira - foi feito durante um discurso transmitido na televisão, no qual o chefe de Estado costa-marfinense decretou também o encerramento de todos os bares a partir da meia-noite desta segunda-feira e a proibição de viagens não autorizadas entre a ‘capital económica’ Abidjan - onde se concentra a maioria dos 25 casos de infeção pelo novo coronavírus já registados - e o interior do país.

“Nesta luta contra a propagação da covid-19, o nosso principal inimigo será a indisciplina e o não cumprimento das instruções de prevenção", afirmou Alassane Ouattara, apelando à "união sagrada” dos cerca de 26 milhões de costa-marfinenses.

Como resposta à evolução da pandemia, o Presidente da Costa do Marfim anunciou também um plano de 146 milhões de euros, e a apresentação de novas medidas de estímulo à economia e apoio à população.

Apesar de ainda não contabilizar qualquer vítima mortal, esta é já a segunda fase de medidas de prevenção do país face à covid-19. Anteriormente, a Costa do Marfim já tinha fechado as suas fronteiras, encerrado escolas e suspendido eventos desportivos, culturais e religiosos em todo o território.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 345 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

MAIS NOTÍCIAS