SAÚDE QUE SE VÊ

EUA/Eleições: Rhode Island adia primárias para junho por causa de pandemia

23-03-2020 19:51h

A governadora do Estado de Rhode Island, Gina Raimondo, anunciou hoje que vai adiar as eleições primárias presidenciais de 28 de abril para 02 de junho, em resposta à pandemia de covid-19.

Rhode Island junta-se assim ao lote de Estados (incluindo Connecticut, Maryland, Geórgia, Kentucky, Louisiana e Ohio) que decidiram adiar as primárias dos partidos Democrata e Republicano, que se realizariam em 28 de abril.

Gina Raimondo, que tinha sido resistente, inicialmente, à ideia de adiamento, reconheceu hoje que essa poderá ser a mais sensata solução e pediu o reagendamento do ato eleitoral para dia 02 de junho.

O conselho eleitoral disse que o adiamento das eleições primárias por mais algum tempo vai permitir preparar-se para poder realizar o ato eleitoral preferencialmente por correio.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 345 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

MAIS NOTÍCIAS