Quase 360 mil pessoas estão infetadas com Covid 19 em todo o mundo. A doença que começou na China, já se espalhou pelos quatro cantos do planeta, sendo a Europa o continente mais afetado no momento. Em Itália, o número de infetados ultrapassa as 59 mil pessoas, com quase 5500 mortes e em Espanha, os números estão acima das 33 mil infeções e 2200 mortes.
Legenda imagem: Curvas epidemiológicas de países europeus, com tempo estimado de atraso da situação da Itália, a 15 de março de 2020. (Pontos verdes representam os países com mais de 2 semanas de atraso da Itália; laranja os países com 1-2 semanas de atraso; e vermelho os países com 1 semana ou menos tempo de atraso. A curva de dados italiana é reduzida em 8000 casos para facilitar a interpretação dos tempos de atraso. Fonte: Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas, Universidade Johns Hopkins.)
Os governos têm pedido sucessivamente para as pessoas ficarem em casa, na esperança de achatar a curva epidemiológica. Sem programas de contenção o número de infetados dispara e o Serviço Nacional de Saúde deixa de conseguir dar resposta a todos os casos que vão surgindo, dada a limitação de camas de internamento e de cuidados intensivos.
A 18 de março de 2020 foi decretado o estado de emergência em Portugal, para conter a pandemia. Com esta medida foram limitados os direitos de circulação. Ainda assim, as pessoas continuam a passear sem respeitarem as medidas impostas pelo decreto lei, tendo a PSP e a GNR detido pessoas por desobediência do estado de emergência e ao período de isolamento profilático Covid-19.
Segundo dados da DGS, Portugal tem ao momento 2060 pessoas infetadas, estando a grande maioria concentrada na zona norte do país. Os números indicam ainda que por causa da Covid 19 já morreram 23 pessoas e 14 recuperaram.