O Município de Pombal anunciou hoje a criação de uma plataforma de georreferenciação de ocorrências, que permitirá monitorizar, em tempo real, a evolução da situação da pandemia de Covid-19 no concelho.
A plataforma, segundo a autarquia, "pioneira a nível nacional, faz a georreferenciação de ocorrências, informação que será partilhada pelas várias entidades e que permitirá monitorizar, em tempo real, a evolução da pandemia covid-19 no concelho.
O anúncio foi feito após reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil Restrita, na sequência da ativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, que ocorreu na sexta-feira.
O Município de Pombal, no distrito de Leiria, refere ainda que "está a ser avaliada e planeada a resposta às necessidades de apoio social existentes", assim como a "capacidade de resposta das juntas de freguesia nos apoios que têm prestado à população e o funcionamento dos postos de abastecimento de bens essenciais".
A Câmara presidida por Diogo Mateus salienta que tem vindo a manifestar a sua disponibilidade para reforçar as equipas de saúde, no sentido de conter os perímetros de contágio.
Nesse sentido, dotou já os profissionais do Centro de Saúde com 50 telemóveis e manifestou a disponibilidade para que técnicos do Município possam auxiliar nos contactos com quem tenha convivido com as pessoas cuja infeção se confirmou.
A autarquia recorda ainda que a creche de referência para os filhos de trabalhadores de serviços essenciais é a Casa da Criança, da Santa Casa da Misericórdia de Pombal.
Em Portugal, há 12 mortes e 1.280 infeções confirmadas.
O número de mortos duplicou hoje em relação a sexta-feira e registaram-se mais 260 casos no mesmo período.
Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.
Além disso, o Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.