A Câmara de Pombal aprovou, na sexta-feira, a redução de 50% do valor nas faturas da água, entre outras medidas para mitigar os efeitos da pandemia da covid-19, que terão um impacto de 800 mil euros.
A Câmara de Pombal, em reunião extraordinária realizada na sexta-feira, aprovou, por unanimidade, um pacote de medidas de apoio às famílias e às empresas daquele concelho do distrito de Leiria, que vão ter um impacto financeiro estimado de 800 mil euros nos próximos três meses, anunciou a autarquia, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
Nas medidas aprovadas, está prevista a redução de 50% no valor das faturas de água e saneamento (a vigorar a partir da fatura de março) e isenção para as instituições particulares de solidariedade social, numa medida que vai estar em vigor durante três meses, refere-se na nota.
A autarquia decidiu também atribuir um apoio de 75 mil euros ao Centro Hospitalar de Leiria "para aquisição de equipamento, preferencialmente ventiladores a instalar no Hospital Distrital de Leiria".
No pacote de medidas, inclui-se uma prorrogação em 30 dias do prazo para liquidação das faturas de água e saneamento e a atribuição de apoios extraordinários às juntas de freguesia e comissões sociais de freguesia.
A Câmara de Pombal vai ainda realizar um levantamento das necessidades de meios tecnológicos dos alunos para o ensino à distância, referiu.
A Direção-Geral da Saúde elevou, na sexta-feira, para seis o número de mortes em Portugal e para 1.020 os casos confirmados de infeção, mais 235 do que na quinta-feira.
Das pessoas infetadas em Portugal, cinco recuperaram.
Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira até às 23:59 de 02 de abril.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, infetou mais de 265 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 11.100 morreram.