SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: PSD questiona Governo sobre equipamento de proteção individual para a PSP

LUSA
20-03-2020 21:10h

O grupo parlamentar do PSD questionou hoje o Governo se existem equipamentos de proteção individual suficientes para a PSP, desafiando ainda o executivo a esclarecer se há ordens para que só se utilizem máscaras em casos de potencial risco.

Numa pergunta hoje entregue na Assembleia da República e dirigida ao Ministério da Administração Interna, os deputados do PSD defendem que a proteção individual dos polícias "nesta altura dramática, não deve ser proibida, mas promovida pelas hierarquias".

Em concreto, o PSD quer saber "se estão a ser dadas ordens aos profissionais da PSP para não usarem máscaras de proteção individual a não ser em casos em que entrem em contacto com alguém potencialmente infetado" e "se os profissionais das forças de segurança têm todos os materiais e equipamentos de proteção individual necessários neste momento".

A pergunta dos sociais-democratas surge depois de o Sindicato Nacional da Polícia (Sinapol) ter tornado pública a sua apreensão pelo facto de os profissionais da PSP terem "instruções da sua cadeia de comando para só utilizarem aquelas máscaras quando em contacto com alguém potencialmente infetado com o Covid-19, a fim de não causar alarme social".

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira.

O número de mortos no país subiu para seis.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira, depois de a Assembleia da República ter aprovado na quarta-feira o decreto que lhe foi submetido pelo Presidente da República, com o objetivo de combater a pandemia de Covid-19, após a proposta ter recebido pareceres favoráveis do Conselho de Estado e do Governo.

O estado de emergência proposto pelo Presidente prolonga-se até às 23:59 de 02 de abril.

MAIS NOTÍCIAS