O município de S. João da Pesqueira vai colocar no terreno uma equipa móvel que se deslocará aos supermercados e farmácias para adquirir bens essenciais e medicamentos para a população mais vulnerável, devido à covid-19.
Com a medida "Sempre perto!", que foi hoje lançada, o município, em articulação com as freguesias, pretende "evitar deslocações desnecessárias de idosos (a partir dos 65 anos), pessoas com doenças crónicas graves, com problemas de mobilidade, portadores de deficiência e que residam sozinhas".
"Os pedidos devem ser feitos nas respetivas Juntas de Freguesia, sendo que a distribuição será feita duas vezes por semana", à terça-feira e à sexta-feira, pagando os munícipes apenas o valor do que pediram, acrescenta.
A autarquia explica que, "no caso de beneficiários do Cartão Social do Idoso e da ação social direta, as faturas serão entregues no município posteriormente para comparticipação (25% de comparticipação)".
"Esses beneficiários poderão deixar as faturas à guarda da Junta de Freguesia ou das equipas no momento da entrega, se assim o entenderem, para garantir maior celeridade na comparticipação", acrescenta.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, infetou mais de 265 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 11.100 morreram.
Das pessoas infetadas, mais de 90.500 recuperaram da doença.
Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se já por 182 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira.
O número de mortos no país subiu para seis.
Dos casos confirmados, 894 estão a recuperar em casa e 126 estão internados, 26 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).
O boletim divulgado pela DGS assinalava 7.732 casos suspeitos até quinta-feira, dos quais 850 aguardavam resultado laboratorial.
Das pessoas infetadas em Portugal, cinco recuperaram.