SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Penafiel cria rede de apoio de emergência para apoiar idosos e doentes

LUSA
20-03-2020 19:11h

A Câmara de Penafiel informou hoje ter sido criada no concelho uma rede de apoio social de emergência, envolvendo várias entidades, para apoiar idosos e doentes de risco, no âmbito da pandemia de covid-19.

 

A medida beneficiará também famílias com pessoas portadoras de deficiência, doentes crónicos, oncológicos e agregados aos quais seja imposto o isolamento profilático, sem retaguarda familiar ou institucional.

A rede de apoio social trabalhará na entrega de alimentos e medicação, garantindo o distanciamento social dos beneficiados, "como medida de prevenção", assinala o município.

A rede será coordenada pela Câmara de Penafiel e integrará meios das instituições de solidariedade social e juntas de freguesia do concelho.

Será também assegurado o apoio psicológico aos beneficiados, "sempre que necessário", através de uma linha telefónica pelos números 255710714 e 255710735.

"Agora avançamos com as medidas mais urgentes para os mais frágeis e que necessitam de apoio imediato. Brevemente, serão apresentadas e implementadas as medidas que que estão a ser preparadas para as famílias e para as empresas", comentou o presidente Antonino Sousa, citado no comunicado.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 250 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 10.400 morreram. Das pessoas infetadas, mais de 89.000 recuperaram da doença.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 182 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira, e o número de mortos para seis.

O país encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira, depois de a Assembleia da República ter aprovado na quarta-feira o decreto que lhe foi submetido pelo Presidente da República, com o objetivo de combater a pandemia de Covid-19, após a proposta ter recebido pareceres favoráveis do Conselho de Estado e do Governo.

O estado de emergência proposto pelo Presidente prolonga-se até às 23:59 de 02 de abril.

MAIS NOTÍCIAS