SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Nova Iorque conta 40% dos casos nos EUA, com mais de 7.100

20-03-2020 19:01h

O Estado de Nova Iorque ultrapassa 7.100 casos confirmados de coronavírus, cerca de 40% do número total nos Estados Unidos, anunciou hoje o governador Andrew Cuomo, atualizando para 35 o número de mortos no estado.

O anúncio acrescenta que a cidade de Nova Iorque tem 4.408 casos do total de 7.102.

“O nosso número de testes per capita é maior do que na China ou Coreia do Sul”, declarou o governador, informando que na última noite foram realizados mais de 10.000 testes.

Os testes são gratuitos para os residentes do Estado, desde que venham com orientação de um profissional de saúde.

Segundo o governador, todos os trabalhadores de serviços não essenciais devem ficar em casa.

Andrew Cuomo assinou hoje uma ordem executiva para que todos as barbearias, salões de beleza, salões de tatuagem ou piercing, salões de unhas ou depilação e outros serviços de cuidados pessoais em Nova Iorque encerrem obrigatoriamente a partir das 20:00 de sábado.

A ordem também obriga todos os serviços considerados não essenciais a encerrar e operar apenas em teletrabalho. Os restantes serviços que se podem manter abertos não deverão ter mais do que 25% dos empregados presentes no espaço de trabalho.

As exceções são para os serviços de comunicação e media, serviços postais, armazenamento, mercearias e produção de alimentos, farmácias, prestadores de serviços de saúde, serviços públicos, bancos e instituições financeiras relacionadas.

Anteriormente, o governador tinha assinado uma lei para garantir proteção no emprego e pagamentos aos nova-iorquinos que foram colocados em quarentena como resultado do novo coronavírus.

As escolas de Nova Iorque encerraram a partir de 18 de março.

Todos os casinos, ginásios ou teatros já foram encerrados e os bares ou restaurantes podem servir apenas em modo “take out”.

Andrew Cuomo explicou que o número é muito maior do que nos outros Estados americanos mais afetados, Washington ou Califórnia, que contam mais de mil casos, porque Nova Iorque pode estar a realizar testes “em números múltiplos” de outras regiões.

Segundo a Universidade de Johns Hopkins, os Estados Unidos registam 14.250 casos de infeção, 250 dos quais mortais.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 250 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 10.400 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 89.000 recuperaram da doença.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 182 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, com a Itália a tornar-se hoje o país do mundo com maior número de vítimas mortais, com 3.405 mortos em 41.035 casos.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira.

O número de mortos no país subiu para seis.

MAIS NOTÍCIAS