SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19 : Registado primeiro caso no Níger

19-03-2020 22:37h

O Níger, um dos países mais pobres do Mundo, registou o primeiro caso de Covid-19, o de um homem proveniente do Togo que passou por vários países, anunciou hoje o Ministro da Saúde, Illiassou Maïnassara.

“O Níger acaba de registar o primeiro caso de coronavírus. É um homem de nacionalidade nigeriana, de 36 anos, comerciante de uma companhia de transportes terrestres, que viajou por Lomé (Togo), Accra (Gana), Abidjan (Costa do Marfim), Ouagadougou (Burkina Faso)”, afirmou o governante, numa declaração na estação de televisão estatal.

Illiassou Maïnassara precisou que o paciente se encontra numa situação estável e que foram tomadas todas as medidas para circunscrever a pandemia.

Na passada terça-feira, o Níger encerrou todos os estabelecimentos de ensino, todas as fronteiras terrestres e os aeroportos de Niamey e Zinder (no Sul) para evitar ser atingido pela Covid-19,

“Não estamos ao abrigo de qualquer contágio. A fragilidade do sistema de saúde obriga-nos a tomar medidas mais fortes do que a prevenção”, disse na altura o presidente, Mahamadou Issoufou.

Em relação aos países que este cidadão nigeriano atravessou, o Burkina Faso soma 33 infetados e uma morte, a primeira registada na África subsaariana, o Gana 11, a Costa do Marfim sete e o Togo um.

MAIS NOTÍCIAS